Dica: Como evitar tombamentos do baú
O número de acidentes e tombamentos de caminhões cresceu exponencialmente nos últimos anos. Dentre os causadores estão: a falta de manutenção mecânica dos veículos, prazo curto de entrega que impossibilita o descanso adequado do condutor, sobrepeso e principalmente a distribuição incorreta de carga, responsável por boa parte destes acidentes.
Você já ouviu falar em força “G”? Á grosso modo, ela é a responsável por jogar o veículo pra fora ou pra dentro da curva em uma determinada velocidade. Quando a carga está posicionada de modo unilateral ela se desloca ao lado externo, aumentando a força e desestabilizando o veículo, fazendo-o tombar.
Já quando a carga é suspensa, como em “veículos gancheiros” elas se tornam pêndulos que contribuem para a perca de estabilidade do veículo, tornando o efeito ainda mais potente.
Mas, como corrigir tudo isso? Muito simples, olha só:
Existem acessórios destinados exclusivamente para organização de carga como os “Trilhos logísticos”, “Pisos canaletados”, “Prateleiras e “Trava-Carga” que você encontra aqui na Thermo-Flex. Eles possibilitam separar adequadamente as caixas/pallets. No caso de não haver o acessório, deve-se levar em consideração o balanço da carroceria, obstáculos,
curvas, ladeiras do percurso e a velocidade média. Distribua corretamente a mercadoria dos dois lados deixando-a com MESMO peso, ou centralize-a de modo que não possa correr. Outra dica é não lotar toda a metragem cúbica.
Em cargas suspensas, nunca se deve lotar o espaço horizontal. A carga tem que possuir livre movimentação de um lado e de outro e manter-se ao centro, deste modo quando houver uma curva ela não se chocará com as paredes do baú e não desestabilizará o veículo.